Acantoma de células claras

Acantoma de células claras

Acantoma de células claras ou acantoma de Degos, é uma lesão benigna de causa ainda não totalmente definida, embora hoje acredite-se na teoria reacional.

Ela se forma pela acantose (aumento a camada epitelial – células em maior número),  também com depósito de glicogênio no interior dos queratinócitos (por isso células claras – PAS positivo), histologicamente a lesão é bem definida e vemos o limite das células claras e o epitélio normal e a hiperplasia / papilomatose encontrada tem padrão histológico psoriasiforme.

Clinicamente vemos uma pápula, placa ou nódulo, convexo, geralmente bem definida rosa amarronzada, que pode ter a superfície levemente crostosa por paraqueratose ou brilhante. Geralmente na base existe colarete descamativo.

A dermatoscopia pode ajudar quando demonstra vasos puntiformes ou glomerulares distribuídos linearmente formando um aspecto em colar de pérolas, mais pronunciados às vezes na periferia da lesão mas podendo se estender por toda sua extensão. Podemos também observar as escamas.

Seus locais de aparecimento mais frequentes são nas extremidades inferiores, com pico de incidência aos 60 anos e o tratamento é feito pela excisão cirúrgica.